BEM VINDO

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O PAPEL, A AMPLIAÇÃO E A DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO INTERNACIONAL DO FSM


SOBRE O PAPEL, A AMPLIAÇÃO E A DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO INTERNACIONAL DO FSM
Texto: Mauri Cruz

 

A tarde de hoje (17/12) foi dedicada as dinâmicas organizativas do próprios Conselho Internacional. Vale ressaltar que esta é a maior dificuldade da dinâmica do CI, qual seja, criar uma dinâmica de funcionamento que realmente seja eficaz. Há anos os grupos constituídos, no geral,  não tem conseguido produzir resultados significativos. Por isso, os temas com a ampliação das representações no CI, as questões referentes a comunicação interna e de uma maior transparência e democratização de seu funcionamento continuam sendo um problema.

Para superar estas debilidade foram discutidos três temas centrais: (1)papel e metodologia de funcionamento,  (2) expansão do CI e (3) organização. Após uma longa discussão muitas sugestões foram apresentadas o que exigiu um grupo de sistematização para que no dia seguinte seja possível encaminhar de forma mais ou menos lógica as sugestões.

Quanto a expansão das representações no CI, por exemplo, surgiram propostas desde que funcione numa dinâmica de assembleia dos movimentos e organizações sociais, até que seja composto proporcionalmente pelos atuais participantes, por representantes dos comitês que organizam atividades do FSM temáticos ou regionais e por representantes de “novos” movimentos ou movimentos históricos que estão articulados de alguma forma com os processos do FSM mas que não tem assento no CI.

Na questão do papel do CI está claro que o CI cumpre um papel de mobilização e apoio a realização dos processos regionais e temáticos do Fórum Social. Isto o CI faz bem. No entanto, as tarefas de sistematizar este processo e ampliar as redes de atores tem tido muita dificuldade. Aqui reside a necessidade de inovar nas metodologias e dinâmicas de funcionamento, inclusive em relação a capacidade de comunicação dos acúmulos e acertos do CI nos últimos tempos.

O papel de articulador e facilitador dos processos é o centro do Conselho Internacional do FSM. Tudo o que se possa ampliar e inovar não pode comprometer esta grande aliança de atores sociais de países e culturas tão distintas. É necessário paciência e cuidado para que o arranjo que trouxe o CI até aqui e que tem tido sucesso pelas edições dos Fórum Sociais não se perca.

________________________

INFORME ESPECIAL

FÓRUM MUNDIAL DE MIDIA LIVRE SE REÚNE EM PORTO ALEGRE DURANTE O FSTemático2014

A Comissão de Comunicação do Conselho Internacional do FSM reunido em Casablanca/Marrocos decidiu que haverá quatro momentos internacionais no processo de elaboração da Carta pela Democratização da Comunicação. O primeiro momento será em Porto Alegre no FSTematico2014 quando será lançado este processo e definidas as datas das demais atividades serão na Tunísia, Marrocos e um na Europa.

Nenhum comentário :

 
Copyright © 2013 Parrhesia Erga Omnes
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
    Twitter Facebook Google Plus Vimeo Flickr YouTube