BEM VINDO

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Informes sobre o Fórum Social Temático 2014



CONSELHO INTERNACIONAL FAZ BALANÇO DA CONJUNTURA MUNDIAL

Foi instalado hojej (16/12) na cidade de Casablanca no Marrocos a reunião do Conselho Internacional do FSM. Com mais de 100 participantes com expressiva participação de representantes dos paises da África, Ásia, Europa e América Latina a manhã de hj foi dedicada ao balanço de conjuntura e o papel dos processos do Fórum Social.


Há uma clara avaliação de que a crise do modelo capitalista e neoliberal atinge as camadas mais pobres em todos os países, em especial, as mulheres, crianças e a juventude. A disputa de projetos, um que pretende manter as riquezas do planeta à serviço de uma minoria, e outro democrático que busca socializar não a miséria, mas a riqueza, ocorrem em todos os países de formas distintas. Em várias situações, como no Iraque, Síria, Palestina esta disputa acontece em forma de guerras e dominação militar. Em outros, de forma mais sutil, as disputas se dão por dentro de dinâmicas de dominação de mercado.

Em qualquer situação há um conflito entre estes dois blocos de interesses e os processos do Fórum Social em todo o mundo é o espaço de articulação dos projetos e alternativas anti-capitalistas  e democráticas. Por isso a importância se sua realização e continuidade.


Várias representantes das redes e movimentos integrantes do CI estarão presentes em Porto Alegre para dar continuidade a este debate, até porque os temas escolhidos da Crise Capitalista, Democracia e Justiça Social e Ambiental são centrais na conjuntura atual.


Mauri Cruz  (Desde o Marrocos)

Representante a Abong

Membro do Comitê de Organização do FSTemático2014

Nenhum comentário :

 
Copyright © 2013 Parrhesia Erga Omnes
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
    Twitter Facebook Google Plus Vimeo Flickr YouTube