BEM VINDO

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Parrhesia em Movimento na Action2015 #iluminaOcaminho



Objectivos para o Mundo

Action 2015 : Ilumina o caminho

O dia 24 de setembro foi a data proposta para uma ação global no mundo inteiro. A definição dessa ação se encontra nos objetivos a seguir nos 15 proximos anos para o mundo, seja, a tentativa de um mundo sem desigualdade social e com respeito as diferenças locais.
Esses objetivos passam por reflexões, rodas de conversa e mobilizações contra a redução da maioridade penal, erradicação da pobreza, apoio ao enfrentamento da criminalização da juventude negra, e  amparo ás vitimas da violência.

A ação global 2015 #iluminaocaminho vem assim marcar de maneira simbólica a abertura e iluminação do caminho para seguir essos objetivos nos próximos 15 anos. Assim, Agente ascenderam velas em varias lugares do mundo no mesmo dia.

O Parrhesia em  Movimento, na região sul do Brasil, foi a instituição escolhida para fazer as intervenções do “Ilumina o Caminho”, militando pela liberdade de expressão, contra a redução da maioridade penal, a criminalização e o extermino da juventude negra tomei parte nessa ação através da parrhesia radioweb. Pelo meio do soundsystem, e do movimento hip-hop, a Parrhesia vai divulgando informações e palavras dessa mesma juventude criminalizada.

As 24 horas do dia 24 de setembro occoreram na Parrhesia entre ações de expressão cultural, encontros, conversas e divulgação dos objetivos para o mundo dos próximos 15 anos.
A atividade começou na madrugada do dia 24 de setembro por uma ação artistica de graffiti na cidade de Porto Alegre, para marcar a ação 2015 #iluminaocaminho. Essa ação tambem permiti a essa juventude, cuja arte é criminalizado, ter um espaço de expressão dentro de um movimento global pelo respeito das culturas e diferenças locais.
Na manha do dia 24, mesmo com litros de agua caindo do céu, iniciamos a jornada itinerante rumo a cidade de Esteio, na estação de cultura Primavera. Là, agente se encontrou com a equipe de oficineiros,  trocando umas ideias sobre as atividades do ponto de cultura, sobre as atividades da equipe e de nossa itinerancia (hip-hop, rimas, graffitis, militância e direitos humanos). O encontro se acabou por um graffiti feito pelo graffiteiro titulado da equipe itinerante, na parede da sala do ponto de cultura. Apòs de tirar uma foto juntos com todas as pessoas presente, a equipe foi embora para a ação seguinte.

                 Em Canoas, a equipe itinerante “Ação 2015” chegou no centro da justiça comunitaria, dando um rollê pelo bairro do centro com o soundsystem ligado, e divulgando mensagens da ação 2O15, pelos direitos da juventude, contra a criminalização da juventude negra, pela erradicação da pobreza e para as vitimas da violência. A equipe colocou uma faixa grafitada de 10 metros, nos arredores do centro de justiça, o que iniciou um pequeno movimento informal de trocas de ideias com os habitantes do bairro. Assim, o advogado popular Julio Alt, trocou umas ideias com uma familia a punto de ser expulsada, apòs trocarmos umas ideias com a assistencia social do centro da justiça, a equipe se despediu de Canoas e foi embora para a próxima ação.

                    Em São Leopoldo, mais uma vez enfrentamos a chuva. Nossos carros pararam a frente de um prédio abandonado que se tornou numa ocupação socio-cultural. Entrando no predio, os paredes estão cobertos com graffitis, e o espaço, grande. Conversando com o pessoal da ocupação, eles nos informam que esse predio, antigamente, era uma casa aberta para crianças, órfãos, ou quem tinham dificuldades de comportamento na escola. A casa fechou, a aproximadamente a três anos, e agora uma juventude com criatividade e vontade ocupa o espaço. Assim perdura o espirito do espaço e o seu objeto socio-cultural, espaço por uma juventude auto organizada e autônoma. A intervenção de graffiti nas paredes, mais uma vez marcando o caminho de “ação 2015” #iluminaocaminho.
                   
                   Nas últimas etapas da itinerância, agente se dividiu em duas equipes. Enquanto uma foi para uma comunidade chamada “Liberdade”, outra voltou para a Parrhesia , acolher os moradores da rua para compartilhar um sopão comunitário. Enquanto na Vila Liberdade, comunidade vizinha da Arena do Grêmio, a equipe encontrou uma família que foi vítima de um incêndio a 3 anos atrás, e segue ameaçada de despejo. Hoje, seguem lutando pela moradia.
                 
                   Na Parrhesia o encontro com os moradores da rua. Além de dividirem a sopa. O pessoal trocou experiências, destacamos a participação da Marylin, moradora de rua, que nos relatou sua experiência e da dificuldade, que enfrenta uma mulher negra vivendo na rua, pela violência, a perseguição de homens, o racismo, e ainda o desprezo pelos moradores de rua em geral, e os desagramentos de saùde devidos a vida na rua. Em frente a porta da Parrhesia, acendemos muitas velas, nesse momento a Marilyn, responde a um vizinho que lhe perguntou se estava feliz, apòs de receber dela um flyer de “Objetivos pelo Mundo” :
 No estou feliz, estou contente, é muito mais forte”.
                 
                    Encerramos aa atividades da Action2015 iluminando o caminho apoiando a ocupação da reitoria na UFRGS. Realizando uma roda de conversa, com as temáticas envolvidas, com foco na temática da redução da maioridade penal. A ocupação se iniciou pela moradia digna dos estudantes, junto as casas de estudantes, e ainda as desigualdades sociais que ainda enfrentam os estudantes cotistas. O sound system da Parrhesia Radio web rolou através da unidade móvel com participações dos Rappers Dmenor Articulados e Roger dos Rima Suprema, que além de fazerem um pocket show, junto com sinistro realizaram rimas de free style com as temáticas abordadas pela parrhesia.

by Ludivine Egounleti

#iluminaOcaminho #action2015 #abong #parrhesia #parrhesiaembuscapremioajuris2015

Parrhesia Radio web unidade móvel.


  Estação Cultural Primavera - Esteio, Rua Lindolfo Collor, nº 631.

 - Núcleo de Justiça Comunitária - Canoas, Bairro Guajuviras, na avenida 17 de abril n 1010.

 - Comunidade Feitoria - São Leopoldo.


 - Vila Liberdade (comunidade vizinha a Arena do Grêmio,

 sofre incêndio há 3 anos atras, e segue ameaçada de despejo). - Sopão comunitário e roda de conversa junto ao movimento da população de rua -

Ocupação da Reitoria UFRGS


Nenhum comentário :

 
Copyright © 2013 Parrhesia Erga Omnes
Design by FBTemplates - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
    Twitter Facebook Google Plus Vimeo Flickr YouTube